outubro 19, 2010

O judeu Saulo de Tarso

O judeu Saulo de Tarso



A Bíblia em Bytes online - Revista Eletrônica
http://www.bibliabytes.com.br

No primeiro século durante o reinado de Herodes, na terra da Judéia havia uma agitação entre os judeus. Eles estavam esperando pelo Messias que viria e os livraria da opressão dos romanos. Os sinais dos tempos e as Escrituras apontavam para esse grande evento. Havia uma ausência de unidade entre a comunidade religiosa. A história registra que havia cerca de vinte seitas religiosas nesta época. Entre eles estavam os fariseus, saduceus, essênios, nazarenos, etc... A sua interpretação das Escrituras variavam, alguns crendo na ressurreição, outros não. Houveram vários que se levantaram dizendo ser o Messias, porém confusão e violência se seguiam após tais declarações.

"E naquele dia levantou-se grande perseguição contra a Igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria". "E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão". (Atos 8.1,3) Este é Saulo de Tarso, que mais tarde foi conhecido com o apóstolo Paulo, que agora descreverei.

Ele foi e é um homem muito incompreendido. Até Pedro em seus últimos dias escreveu a respeito dele "... como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" (II Pe 3.15,16).

Há um registro no livro de Atos de um evento monumental, que não apenas mudou a vida de Saulo de Tarso, mas também de todo o mundo gentio. "E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus (Yeshua), a quem tu persegues..."
"E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça?" (At 9.3-6).
De acordo com Atos 26.14 esta conversa foi em língua hebraica. As mudanças que aconteceram na vida de Saulo naquele dia não o afastaram da Torah (a Lei), mas lhe dariam um maior entendimento sobre ela. Saulo era judeu, do nascimento até a morte! "Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; ... segundo a justiça que há na lei, irrepreensível" (Fp 3.5,6). Seu amor por seu povo Israel era menor apenas pelo amor que ele tinha pelo Deus de Israel. À igreja em Roma ele escreveu, "Em Cristo (Messias) digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):

Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.

Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;

Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo (Messias) segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém".

"Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação" (Rm 9:1-5, 10:1)

Um homem pode escolher uma ocupação, ou o campo de trabalho no qual ele deseja desenvolver sua vida, mas no tocante às coisas espirituais, "...Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento" Rm 11:29
Havia um chamado especial sobre a vida de Saulo de Tarso. Sua vida mudou de direção em cento e oitenta graus. De um dedicado oponente o perseguidor da seita dos Nazarenos, ele tornou-se um ardente seguidor de seu Yeshua.
A Torah começou a ser-lhe aberta. Ele começou a conhecer as Escrituras sob uma nova e maravilhosa luz, como ele nunca antes tinha visto. Seu chamado foi para estender a mensagem de esperança, vida e paz para as nações (gentios). Foi escrito por Moisés em Deuteronômio:

"A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira" Dt 32:21

E Isaías escreveu,
"Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui" Is 65:1

Desta e da outra Escritura ele viu que as nações (gentios) encontrariam o seu caminho para o Deus de Israel através de sua misericórdia. Há aqueles que gostariam de culpar esta teoria e rejeitar os gentios da adoração ao único e verdadeiro Deus, o "Deus de Israel".
Mas eu sou grato a este querido irmão, Saulo de Tarso, que apoiou sua fé na Tanach (Bíblia Hebraica). Através da sua fidelidade e misericórdia ao Deus de Israel, nós em nossa geração, judeus e gentios temos prazer na revelação das profecias concernentes ao plano da salvação e o profetizado Messias judeu, Yeshua. Assim, Saulo nunca abandonou o seu judaísmo.

"...Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes" At 20.16. Sobre sua partida para Jerusalém e o encontro com Tiago e os anciãos, ele foi novamente confrontado por aqueles que não viram a profundidade espiritual desta mensagem do Messias. Sua mensagem não foi destruída com a Torah (Lei), mas em vez disso ele sentiu a necessidade da Torah ser escrita nas tábuas de carne do coração. A alegria de fazer a vontade de Deus no Messias e não a carga do justo seguindo um mandamento. Mas muitos não o entenderam.

"... Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.

E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.

Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.

Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.

Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei (Torah).

Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta" (Atos 21.20-26).

Em outra Escritura nós veremos a mensagem de Paulo aos gentios em profundidade. Mas deixe-me dizer aqui, ainda que a circuncisão não foi ordenada aos gentios, não foi proibida também. O fato que vemos aqui é que Saulo manteve a Torah (Lei) como esta escrito

"Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.

E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens" (Atos 24.14-16).

E agora nós também, aqui no século vinte, que cremos em Yeshua como o único que cumpriu as Escrituras concernentes ao Messias, reconhecemos o judaísmo da "seita dos nazarenos". As raízes da fé de Saulo não eram Romanas, Gregas, Russas, Inglesas, etc... mas judaicas. Nós também reconhecemos que nossa fé e suas raízes provém do judaísmo.

Entretanto, nossa forma de adoração e estilo de vida são ambos messiânicos, como seguidores de Yeshua o Messias e "judeus" como seguidores da seita judaica dos nazarenos que ele estabeleceu! Bendito seja o seu Nome!


Baruch Há Shem!
Bendito seja o Nome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário